Lenguas callejeras: paisajes colectivos de las lenguas que nos rodean. Guía para fomentar la conciencia sociolingüística crítica.

Este guia inaugura uma série de recursos para fomentar a consciência sociolinguística com os quais o projeto de investigação-ação EquiLing procura promover a participação colaborativa. Queremos partilhar com a sociedade os resultados da nossa atividade investigadora, para assim auxiliar no acompanhamento de todas aquelas pessoas que (quer em contextos de educação formal ou informal, quer em associações ou em coletivos de diversa natureza) desejem um modelo de cidadania linguística mais inclusivo e aberto. O objetivo deste exercício de ciência aberta para a educação popular é focalizar todas aquelas situações (mui frequentes, mas muitas vezes despercebidas) em que a língua desempenha um papel fundamental na geração e reprodução de situações de desigualdade.

Com esta publicação procuramos chamar a atenção para situações injustas em que intervém a língua e partilhar estratégias e ferramentas para refletir sobre elas e dar-lhes resposta. Assim, seguimos o método da conscientização, proposto por Paulo Freire, da educação para a mudança social, que preconiza que o conhecimento e a reflexão sejam entendidos como uma tarefa colaborativa e dialogada. É, portanto, uma tomada de consciência conjunta que leva à ação e, para isso, oferecemos orientações, recomendações e uma sequência de passos com que pôr em prática obradoiros em locais de estudo, trabalho ou voluntariado. O guia inclui material de apoio: fichas, vídeos, glossário e bibliografia.

Ligação de descarga: https://octaedro.com/producto/lenguas-callejeras-paisajes-colectivos-de-las-lenguas-que-nos-rodean/